top of page

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DO IMÓVEL, CUIDE COMO SE FOSSE SEU!

Durante a locação você inquilino é o guardião legal do imóvel! Para te ajudar e entender quais cuidados você precisa ter a MOV separou para você os pontos primordiais de atenção.


Lembre-se pequenos reparos não executados a tempo certo poderão acarretar consequências maiores. Uma simples goteira poderá estragar o forro, que estragará a pintura, que poderá estragar o carpete, sinteco ou o taco, tudo deverá ser reposto na forma originária, uma vez finda ou rescindida a locação.


Leia com atenção, veja que a administradora poderá recusar o recebimento das chaves em termos definitivos, enquanto não for reposto o imóvel na forma encontrada. Nesse período, correrão aluguéis, impostos, despesas processuais, etc.




Aquecedor: em caso de chama amarela ou fumaça preta deve-se chamar a assistência técnica imediatamente. Feche os registros de gás e água quando o aquecedor ficar sem uso por um período prolongado. Antes de ligar o aquecedor certifique-se que o gás e a água estão ligados, por último ligue a parte elétrica e acione o botão ligar. Faça a manutenção preventiva anual e evite danos no item.

Ar condicionado: Observe seu funcionamento, faça a limpeza e a manutenção periódica, acompanhe seu desempenho, em caso de qualquer irregularidade busque ajuda especializada.

Azulejos: Evite furar, se necessário procure utilizar os furos já existentes ou fure no rejunte.

Banheira de hidromassagem: O motor só poderá ser ligado após o preenchimento de ¼ de água do volume total da banheira, caso contrário poderá queimar o motor.

Banheiros em geral: A limpeza de metais deve ser feita com materiais não abrasivos e para retirar manchas brancas ou verdes que podem aparecer com o tempo. Evite bater rodos e vassouras no box principalmente se for de acrílico, pois batidas podem provocar rachaduras e trincas, resultando na necessidade da troca do box na desocupação do imóvel. Não jogue papel ou qualquer outro objeto no vaso sanitário e evite entupimentos.

Calhas: Faça a manutenção periódica indicada (pelo menos a cada seis meses), certifique-se que estão livres e desimpedidas de folhas e objetos que possam obstruir a passagem da água da chuva.

Cortina de vidro: faça a manutenção periódica indicada pelo fabricante (seis meses), manuseie o item com cuidado, certifique-se que não está colocando peso ao correr com os vidros pelo trilho, gire uma aleta de cada vez. Certifique-se que os trilhos estão livres e desimpedidos antes de usar.

Mobília: Evite atritos sem as devidas proteções, não apoie pratos, panelas e copos sem proteger o móvel, forre os armários para evitar manchas de produtos de limpeza, riscos ou danos.

Piscina: Certifique-se que a água está limpa e livre de sujidades que podem danificar o motor e filtro da mesma, certifique-se que existe água até a borda indicada antes de ativar o motor.

Pisos em geral, principalmente pisos laminados ou em madeira: Evite passar cera ou materiais abrasivos que possam danificar a cor e aspecto original do piso, não exponha o piso a quantidade excessiva de água ou qualquer outro líquido, tampouco deixe que algum líquido permaneça no piso. Cuidado com vasos de flores e botijão de gás, eles podem causar dano ao piso. Não utilize cadeira com rodinhas diretamente ao piso, evitando riscos e danos. Não exponha o piso a quantidade excessiva de sol, tampouco permita que as cortinas fiquem o dia todo aberta, evite manchas e danos ao piso. Não arraste a mobília sem a devida proteção.

Portas: Evite furar as portas, tampar os furos deixam marcas e não dão a restauração adequada. Não cole adesivos, pois deixam marcas de difícil remoção e podem não sair ou retirar o verniz/ tinta da superfície. Evite bater o trinco das portas nas paredes, principalmente em azulejos.

Ralos e sifão: Limpe dentro do ralo pelo menos uma vez por semana, retire cabelos e possíveis objetos, evite que esses itens fiquem no ralo evitando assim entupimentos, se preciso for limpe o sifão.

Quintal e Jardim: Faça podas e limpezas, cuide para que seu animalzinho não danifique nada.

Rejunte: Faça a limpeza dos rejuntes, evitando assim infiltrações e bolor.

Teto: Se houver manchas de infiltração ou furos no gesso, avise imediatamente a administradora e no caso de apartamentos ao síndico, pois pode ser uma infiltração do imóvel de cima.

Comments


bottom of page